Pesquisar neste blog

terça-feira, 28 de julho de 2009

Comparação entre o Gnome e KDE (Parte II)

Os ícones são uma particularidade a parte, no GNOME, criar um atalho para um aplicativo devemos selecionar a opção LANÇADOR do menu gerado pelo botão direito do mouse e em seguida informar o (digitando o nome dele ou selecionando pela pesquisa) aplicativo a ser executado, já no KDE devemos selecionar LINK PARA APLICATIVO do menu criado com o uso do botão direito do mouse. No final ambos terão um atalho para execução do aplicativo, mas lembra que na primeira parte deste eu falei “ uma leve vantagem para os recursos do KDE” ai vai o primeiro deles, quando se faz uma pesquisa no menu do KDE pode arrastar o ícone para dentro da AREA DE TRABALHO aparecerá um menu solicitando o que deseja fazer com opções de copiar ou criar um link , qualquer opção selecionada criará uma atalho automaticamente.

Comparação entre o Gnome e KDE (Parte I)

A liberdade proporcionada pelo Linux em suas distros, tem refletido na escolha de qual ambiente gráfico a ser usado, no mundo Linux existem dois ambientes que “dominam” o GNOME e o KDE. A pergunta que fica é qual devo escolher ? As distros tem a sua preferencia, existe um padrão quando você faz uma instalação, e o usuário comum qual deve usar ? (para esse artigo não fique muito longo será dividido em partes)

Ambos tem suas vantagens e desvantagens o mais importante é a adaptação. Ambos os ambientes gráficos tem recursos para facilitar o seu uso, dando uma leve vantagem para os recursos do KDE. Se pensarmos em uma migração de software o KDE é o que mais se parece com o Windows (por isso alguns Linuxers viram a cara para ele) já o GNOME tem um design que lembra o MAC. No caso do design do GNOME os menus estão suspensos não tendo a ideia de um único botão para inciar menu de opções (como acontece no KDE), nesses menus estão organizados em categorias facilitando o seu acesso direto ao aplicativo, já no KDE tem o design de um botão para iniciar um menu de opções semelhante ao menu do Windows, porem neste caso utiliza uma tecnologia de pesquisa (que já existe desde a versão 3.5.1 (SuSE) semelhante ao spotlight do MAC) onde não necessita saber qual e o nome do aplicativo e sim o que você precisa fazer, digitar um texto por exemplo o menu mostrará com quais aplicativos pode ser usado. Sendo essa uma diferença entre os menus, em relação aos ícones que constam na área de trabalho ambos tem a mesma ideia, afinal ícones são atalhos para programas e arquivo que necessitamos usar.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

RIA Rich Internet Application

Em termos de aplicativos para empresas que fazem todo tipo de controle (estoque, contas a pagar e receber etc), ate hoje esse mercado é dominado por uma forma de acesso conhecida como Desktop, onde na maioria das vezes o aplicativo é instalado no computador e quaisquer modificações no aplicativo deve ser replicado para todos os computadores usados, com o crescimento constante da Internet nas empresas e o seu uso cada vez mais maciço nas residências essas aplicações passaram a ser usadas na Web com geradores de sistemas como o PHP, Java, ASP entre outros. Agora existe um problema os sistemas de Desktop tem uma interatividade muito mais "amigavel" do que os sistemas montados em base na Web, foi quando surgiu o sugmento RIA que tem o objetivo de ter na web toda a usabilidade dos sistemas em Desktop, para isso acontecer é necessário a utilização de mais de uma ferramenta de desenvolvimento, muitos usam o JavaScript para essa execução junto com o AJAX, porem o que mais foi impressionante foi a dupla Flex (Adbobe) com o Action Script, esse conjunto usa fortemente o FLASH para a criação das paginas dinamicas, como tudo ainda nao é totalmente perfeito o FLEX ainda trabalha com HTML puro para passagem dos dados para o lado servidor, coisas que certamente o fabricante esta trabalhando na sua correção. Contudo a aceitação desse tipo de sistemas ainda esta em fase inicial muito ainda precisa ser feito e será feito. Para aqueles que estão estudando esse tipo de desenvolvimento sugiro olhar os seguinte aplicativos ASPX, JSPX (JAVA), FLEX (ADOBE), são otimas opções para o trabalho.

Novas versões

Uma grande vantagem do uso do Linux é que nós sabemos quando sairá a próxima versão e o mais importante podemos saber o que estará na nova versão, as distro Ubuntu 9.10, que será chamada de Karmic Koala, segundo o site olhar digital com promessas de diversas melhorias principalmente no design, melhoramento do boot entre outros, outra distro que já começou a sua nova versão é a Mandriva, já esta trabalhando para a sua versão 2010, segundo o site Mandriva Brasil a versão Alpha dessa versão já esta diponivel para download, já no Mandriva ideias, onde você poderá deixar sugestões e solicitações para a nova versão.

fonte: Olhar digital, Mandriva Brasil e Mandriva.com

[]'s
Glauber Alexandre