Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Analise da distro Opensuse 12.1 review 1

Antes de mais nada, vou informar a vocês qual foi o equipamento que foi feito essa analise, UM NOTEBOOK CORE I5 4 GB DE RAM, 500 GB DE HD, SOM, WEBCAM, DUALBOOT, duas placas de rede, 1 wifi e outra cabeada.

Como foi feito o teste.

O teste foi feito usando a opção padrão da distro, apenas uma pequena mudança na divisão do disco. A versão instalada foi a 64 bits.

Instalação :

Neste item o camaleão não obteve nenhum problema fez a instalação padrão, seguindo a opção NNF ( Next, Next, Finish ), a unica intervenção que tive que fazer foi no ajuste da divisão do HD, queria algo diferente do sugerido, mas a instalação dessa distro nunca foi o problema, pois essa distro e reconhecida como uma das melhores em reconhecimento de hardware.


Após o sistema instalado, usando a opção padrão (KDE), o sistema acendeu sem a necessidade de reiniciar o computador, porem aqui algumas coisas não funcionaram direto, por exemplo, o wifi reconhecia a rede mas, não conectava, porem eu já conhecia esse problema, isso acontece desde a versão 10, que só seria resolvido reiniciando o computador.

Ao reiniciar começa apresentar as opções dessa nova versão, primeiro é o uso do miniaplicativo chamado network-manager sendo usado como padrão ao invés do ifconfig padrao, o player de mp3 é o amarok, o plasmoid como o desktop padrão, entre outras gamas de aplicativos instalados por padrão.


AMAROK
Nesse computador necessito de fazer com que ele tenha outros aplicativos instalados, o amarok, por questões de licença, não toca mp3 é necessário instalar um pacote exteno, sendo avisado no inicio da aplicação e solicitada a abertura do aplicativo para fazer esse procedimento nessa mesma tela é colocado um link para uma pagina de internet com explicações do que devemos fazer para colocar o repositório, estranhamente a engenharia do opensuse (mesmo sendo repositorio da comunidade) não colocou automaticamente esses repositorios, é aberto o yast para colocar esses repositorio, após informado o repositorio o sistema se encarrega de instalar o plugin correto e o player passa a funcionar corretamente. O amarok tem alguns recursos que são bem legais, tais como a busca da letra da musica, informações do artista (pela wikipedia), organização pelo artista que é reconhecido pelo mp3.

YAST
 Esse continua sendo a "menina dos olhos" para quem usa essa distro, posso falar sem medo de errar que não existe dentro do mundo do Linux algum gerenciador de TUDO, que se iguale a ele, nele como sempre podemos instalar, modificar, configurar todos os serviços da distro numa interface amigável, tanto no modo texto como no modo gráfico. Para se ter uma ideia do "poder" desse assistente para compartilhar a internet do teu computador com os outros computadores, voce somente precisa informar ao componente de  FIREWALL, qual e a rede intena e externa e ir em MASCARAMENTO e clicar em marcarar redes clicando em proximo e OK para fazer funcionar, todos os outros servidores podem ser instalados e configurados usando esse assistente, em alguns serviços o assistente não esta configurado para usar a opcao AVANÇADA, usando o exemplo anterior não existe dentro do assistente a opção de ter endereços IP´s com "poderes" especiais, caso voce tenha algum proxy rodando. ( a configuração do firewall para o redirecionamento do proxy é feita dentro dele).

Ao contrario que acontece com algumas distros (mandriva por exemplo) no opensuse os repositorios de atualização vem configurado automaticamente e será ativado assim que o usuario se conectar e procura de novas versões, e é aqui que vem uma diferença onde só encontrei nela, uma opção de atualização chamada DELTA, nesse conceito consiste do seguinte numa aplicação e quando acontecer um problema nem sempre é toda a aplicação que esta com problema, então a DELTA apenas atualiza o componente que apresentou o erro, pode ser bibliotecas, aplicativo ou qualquer composto que seja necessário para a aplicação funcionar corretamente.

A tradução para a nossa lingua não esta totalmente completa, para se ter uma exemplo ao colocar um pendrive o KDE, irá informar em ingles que existe um novo dispositivo e informando o que pode ser feito com ele.

A instalação de novos aplicativos, quando existe na distribuição é feita tranquilamente, como acontece em todos as distros, foi instalado os aplicativos smplayer, amsn, devede, cheese, lembrando que o codec para o video deve-se instalar o repositório PACKMAN.

O problema que tive foi com a instalação do skype pois necessitava de alguns pacotes da versão 32 bits, mesmo existindo dentro da distro, a aplicação de instalação do pacote não conseguiu fazer a instalação normal necessitando a intervenção tecnica e constantemente mostrando a mensagem que nao poderia executar o aplicativo /usr/bin/apper. Alias os aplicativos que não estão na distribuição geramente causa um transtorno na instalação foi o caso do JAVA da sun, que por questões de licença ela foi removida dos repositórios, porem pode-se ir ao site do java e baixa-lo, para a minha surpresa mesmo depois de instalado o jre ou jdk, o sistema não reconhecia essa nova versão tendo que ser usado um processo manual para o sistema reconhecer o java instalado. Outro problema foi relacionado ao poderoso aplicativos para gravação de DVD/Cd-ROM/Blue-Ray o K3B, sem sombra de duvidas o melhor aplicativo para esse tipo de trabalho (sendo melhor ate do que o mais renomado NERO mesmo na sua versão em Windows), no opensuse ele reclama da falta da instalação do plugin MAD (esse plugin é para fazer a conversão de um CD para o formato MP3, isso não é problema em Julho/2010 eu publiquei como fazer isso de um modo simples clique aqui para ver como , que esta na propria distro, para resolver deve-se ir ao YAST e instalar o k3b-codecs e voilá pronto ta tudo funcionando.

Outro ponto forte é o aplicativo de suite de escritório libreoffice, alem de estar na sua versão atual, ele vem com diversos complementos que auxiliam no seu uso.
Tenho usado o "verdin", como é carinhosamente conhecido o opensuse na comunidade, desde o ultimo dia 18/11/2011 e após resolvidos alguns entraves (alguns relacionados acima) o sistema esta bastante estável e simples de usar, infelizmente alguns problemas de tradução aqui ou ali não compromentem o seu uso num desktop.

Esse é o fim da primeira analise.

ate a proxima