Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Recuperando a senha do root

Esqueci a senha ? e agora ?

Existe varias formas de recuperar essa senha, porem todas tem uma forma de bloqueio para evitar essa mudança. Agora se você iniciou uma administração de um servidor em que o antigo administrador não tem/ou não quer fornecer a senha do root e ninguém à tem, não entre em pânico isso é de fácil ajuste, como tudo não é perfeito é necessário a ajuda de um LiveCD iniciaremos o boot por ele e faca o seguinte :

inicie um terminal (afinal todos os liveCD usam o ambiente gráfico), após isso digite:

su (ou sudo -i), + ENTER para ser o root.
useradd usuario && passwd usuario
Forneça a senha, neste caso estamos definindo uma senha para o usuário "usuario" que usaremos para defini-la como sendo a do usuário "root", essa senha foi definida e gravada dentro do arquivo /etc/shadow.

agora vamos localizar o hd alvo que queremos fazer a mudança.

fdisk -l

deverá aparecer os discos conectados ao computador, avaliaremos que seja /dev/sda1.

mkdir /mnt/hd && mount /dev/sda1 /mnt/hd
neste comando foi feita a "montagem" do disco e teremos acesso através da pasta /mnt/hd.

cat /etc/shadow | grep usuario

usuario:$1$LNFRM$24RETPrI8bIhZEN3iT2RO/:14410:0:99999:7:::

vi /mnt/hd/etc/shadow

localize a linha do usuario root (geralmente é a primeira), e copie toda a parte (em negrito) da senha para o /mnt/hd/etc/shadow.

Antes da mudanca;
root:$1$HqYwIAZO$OKUOhCOM0pRgkiq3IgLDw0:14383:0:99999:7:::

após a mudança

root:$1$LNFRM$24RETPrI8bIhZEN3iT2RO/:14410:0:99999:7:::

Pronto a nova senha já esta aplicada.

[]'s

Juntando partes de um filme

Mesmo com a adoção do formato rmvb para o uso do compartilhamento e diminuição do tamanho para download de videos na internet, muitos ainda acham que é melhor usar o formato avi, que torna o arquivo deveramente grande (porem com uma qualidade melhor). Por isso muitas vezes os arquivos são divididos em duas ou mais partes e agora como juntar os dois arquivos em um video apenas, a resposta é mais simples do que se imagina, com o linux podemos usar o comando cp.

$> cat parte1.avi parte2.avi > filmecompleto.avi

O vídeo será colocado na sequência dos arquivo informados acima ficando como um unico arquivo.

[]'s

sexta-feira, 8 de maio de 2009

video aula no Linux

Muitas vezes é necessário termos a possibilidade de gravarmos o que estamos fazendo, principalmente quando precisamos fazer aulas para mandarmos para terceiros. Como fazer isso usando o Linux (independente de distro) a resposta é um aplicativo chamado RecordMyDesktop, um aplicativo simples de uso e (principalmente) facil de usar, com a ajuda de um microfone voce poderá falar e o aplicativo ira gravar todo o movimento do mouse, incluindo cliques, navegação e seu discurso, após isso fazer a conversão para um formato de video e fazer a distribuição (paga ou não) do seu trabalho.

Abraços a todos
Glauber

Mandriva 2009.1 primeiras impressões (CD)

Igualmente as outras distribuições que realizam novas versões a cada seis meses (mesmo tendo atualizações periodicas) a Mandriva lançou a sua nova versao 2009.1, nesta primeira impressão vou destacar o livecd, a Mandriva tem varias versões (FREE, ONE e POWERPACK), podemos destacar nesta versão duas coisas importantes, primeiro ao contrario da versao 2009.0 (quando havia detectado a possibilidade do uso do terminal em 3D) nessa versão o sistema reconheceu o 3D automaticamente e fez a instalação e configuração imediatamente sem a necessidade de informar que desejamos usa-lo, o que deixa a dexejar nessa versão é a falta da instalação do servidor de impressão, a instalação no HD foi super-rapido (como de costume), na sua inicialização ficou faltando a existencia dos repositorios sendo resolvido acessando o seu CONFIGURE O SEU COMPUTADOR (mcc) em relação a inicialização teve em media de 40 segundos. Os aplicativos instalados comuns de sempre firefox, openoffice, kde 4.2.2. Na minha opinião fica configurada como uma das mais importantes distro para desktop do mercado.