Pesquisar neste blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Squirrelmail em portugues solução definitiva

Quando instalamos um servidor de envio e recebimento de e-mail, é muito comum termos de instalar um webmail, existem vários no mercado, o uebimiau, o horde3, o openwebmail, o squirrelmail, são alguns exemplos; a maioria dessas aplicações são escritas em php. Um dos mais usados é o squirrelmail, a escolha para o uso desse webmail é por ser fácil de instalar e simples de usar. O mais bonito é uebimiau, porem infelizmente tem problemas com a versão 5 do php e não funciona a contento a as vezes nem instala.


Acontece, quando instalamos o webmail squirrelmail numa versão mais atual do Linux, o webmail simplesmente não consegue traduzir para o Português do Brasil, após pesquisar por vários dias e tentando diversas soluções, tais como criar link simbólico aqui, copiar arquivo ali, truques que simplesmente não funcionam. Agora o porque isso acontece, segundo o próprio site, o squirrelmail detecta o tipo de fonte usada no Linux e tenta através da fonte encontrada a tradução "automatica", quando ele não detecta usa a linguagem padrão que é o Inglês.


Quando estava quase desistindo e já pensando encontrar usar outro webmail, encontrei a solução do problema em um fórum que estava visitando. o irônico é que a solução estava no próprio site dos desenvolvedores.


A solução esta aqui nesse link.


Mãos a obra, é o seguinte baixa o pacote de instalação do squirrelmail, clicando aqui, baixe também a tradução que o sistema tem. E siga o procedimento abaixo:


Vá ate o console do seu computador e digite.


locale



observe a imagem, o retorno do comando mostra de fontes usada no Linux, no nosso caso pr_BR.UTF-8.


Vá ate onde foi descompactado o squirrelmail e abra o arquivo localizado em functions/i18n.php, procure a linha que contem a codificação do caractere pt_br.iso-8859-1, e deixe-a assim


$languages['pt_BR']['NAME']    = 'Portuguese (Brazil)';
$languages['pt_BR']['CHARSET'] = 'iso-8859-1';
$languages['pt_BR']['LOCALE']  = array('pt_BR.UTF-8','pt_BR.UTF-8','pt_BR');


observe que deve-se fazer a mudança onde esta em destaque.


pronto basta relogar no sistema e ele já estará em português.


Essa dica serve para qualquer versão do Linux usada, foi testada em Ubuntu, OpenSuse e Mandriva.


[]'s
Ate a próxima

Nenhum comentário: