Pesquisar neste blog

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ubuntu 9.04 Primeiras impressões

"NAO HÁ NADA TÃO BOM QUE NÃO POSSA SER MELHORADO ", essa é uma frase muito usada por um professor de Engenharia de Software, neste contexto podemos afirmar que as novas versões de sistemas operacionais tentam atingir a meta de ser A MELHOR DISTRIBUIÇÃO, e consequentemente ganhar mais espaço num mercado tão competitivo quando o de Desktop, no ultimo dia 23/04/2009 houve o lançamento mundial da nova versão do Ubuntu 9.04 mantem toda a sua estrutura de versões anteriores e atualizando todos os apliativos, principalmente o GNOME, o Ubuntu mantem a ideia de ser LIVE CD na versão atual e tendo o principal objetivo de ser facil utilização, para se ter uma ideia se o usuario, no modo texto, digitar o aplicativo que não esta instalado o proprio Ubuntu passará a informação de como será instalado o aplicativo, no modo gráfico tudo é em uso do clique do mouse fazendo o download do que for necessário para o bom funcionamento do aplicativo, para muitos esse é o ponto mais forte do Ubuntu, para outros esse mesmo ponto forte passa ser o ponto fraco, pois tudo tem que vir da Internet não tendo uma versão em DVD contendo os principais aplicativos.
Numa atualização varias aplicativos são melhorados e alguns colocados, neste caso toda a suite de trabalho para uma estação esta habilitada, openoffice, firefox, gnome, skype são alguns bons exemplos de atualização, mas o mais impressionante foi na inicialização do sistema usando uma forma inteligente de inicio, em testes feitos em otimos computadores (core 2 duo) e em computadores legados (durom 1 gb) o inicio teve em media de 25 a 30 segundos para o inicio completo. E nos todos ganhamos com essas mudanças.

4 comentários:

Unknown disse...

achei o ambiente grafico pesado para os notebooks
voltei a usar o ubuntu 8.10
no 9.04 nem os efeitos simples funciona
vou esperar a correção pra tentar usa-lo novamente

Glauber Alexandre disse...

Obrigado pelo comentário.

Eduardo Melo disse...

Testei o Ubuntu 9.04 logo quando foi lançado, atráves da atualização automática do sistema. Tudo foi a mil maravilhas... mas depois da reinicialização do sistema, tudo foi por água a baixo: mp3's não conseguiam ser reproduzidas (em nenhum player), vídeos travando (em todos os players), o FireFox sem suporte ao plugin do Flash... enfim, uma série de fatores que comprometeram, ao meu ver, essa distribuição como um todo. Se a Canonical simplesmente tentasse fazer um trabalho realmente decente, não teriamos problemas desse tipo. Agora é esperar (como sempre) que saiam mais correções e atualizações.

Vinícius Claudino disse...

Preferi testar o kubuntu 9.04 e realmente ficou otimo, finalmente um distribuição com a versão final do kde 4.2, bem estavel, o resto, uma boa configuração deixa ele redondo pra fazer o que quiser, finalmente to podendo curtir no linux como desktop.