Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

A figura do Administrador no Linux

Sempre que necessita de configurar algum serviço ou instalar algum aplicativo, muitas distribuições Linux tem a figura de um Administrador chamado de root , então sempre é necessário executar esse procedimento com o usuário "administrador" do computador, felizmente todas as distribuições tem uma aplicação pode "transformar" um usuário comum consiga fazer esses procedimentos sem a necessidade do uso do super-usuario usando a sua senha. Esse aplicativo é chamado de sudo, esse aplicativo esta presente na maioria das distribuições e sua configuração é simples.

Como o root , faça o seguinte :

visudo

é aberto o arquivo de configuração do sudo (o arquivo /etc/sudoers), para adicionar um usuário para ter os "poderes" de usar o aplicativo sudo, localize a linha abaixo no arquivo.

root    ALL=(ALL) ALL

essa linha informa que o usuário root pode usar o sudo, para adicionar um novo usuário duplique essa linha deixando-a assim.

alexandre ALL=(ALL) ALL

saia do arquivo salvando, e o usuário aleandre terá agora permissão de usar o comando sudo. Mas, se o seu objetivo é  colocar um grupo de usuários para ter esse mesmo poder, proceda da seguinte forma.

%grupo ALL=(ALL) ALL

onde o %grupo é o que desejas liberar para acessar a execução do sudo.


[]'s
Alexandre

2 comentários:

Unknown disse...

Boa dica mas gostaria de falar uma coisa No Ubuntu 11.10 não sei o que acontece ainda mas ele regeita comandos do /sbin.

Glauber Alexandre disse...

dentro da pasta /sbin, tem aplicativos de interesse do super-usuario (root), os aplicativos usados pelo sudo, nao tem restrição de uso.