Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

root no Ubuntu e o comando su

 o comando su no Linux tem a função de fazer mudança de usuários, por exemplo, você precisou se logar o sistema, porem ao longo do dia necessitou acessar outra conta de usuário e fazer alguma modificação, para fazer isso é usado o comando su.

Exemplo:

su ricardo

Se o usuário que digitar esse comando acima for o usuário root, a mudança para o usuário ricardo se dará automaticamente, caso o usuário que executou o comando acima for um usuário normal será solicitada a senha do usuário ricardo (partindo do principio que o usuário que esta tentando se "transformar" em ricardo não seja "ele mesmo").

agora vamos a um cenário que o usuário alexandre necessita de mudar para ser o usuário root ele simplesmente digita su e tecla ENTER, o sistema irá solicitar a senha do usuário root, sendo informada o usuário root será usado agora tendo o simbolo "#".

Mas, quando usamos a distribuição ubuntu usando a sua instalação padrão o usuário root não terá sua senha cadastrada, simples assim o usuário root não tem senha definida na instalação do sistema, então quando digitamos o comando su, ele solicitará a senha do usuário root e agora qual é a senha ? como não há senha (não adianta teclar ENTER) não há mudança para o usuário.

Para resolver isso essa distribuição usa o comando sudo, então devemos usar um parâmetro do comando e sermos o usuário root.

sudo -i

será solicitada a senha do usuário atual e agora serás o usuário root.

outra forma  de fazer isso é usando o comando sudo su a senha do usuário será solicitada.

pode-se também colocar uma senha no usuário root, usando o comando

sudo passwd root

será solicitada primeiramente a senha do usuário atual e depois duas vezes a senha para o usuário root.

[]'s
Ate a próxima

Ah. antes de ir embora deixa um comentário ai.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa dica! muito grato!