Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mandriva 2011 chegou

Após varias versões betas e duas RC's, finalmente chegou a nova versão do mandriva chamada de 2011.0, nessa versão varias mudanças internas foram feitas, tais como :

  1. Mudança para o uso do rpm5
  2. kernel 2.6.38
  3. clementine como tocador padrão de MP3
  4. shotwell
  5. pitivi 
  6. network manager
  7. integração do MCC para o Centro de Controle do KDE
entre outras varias modificações e atualizações, porem a modificação mais visivel é da utilização de uma versão do KDE desenvolvido pela equipe do ROSA Desktop (feito pelo pessoal da Russia), tornando a distribuição mais amigável e customizável possivel.

Outra mudança significativa foi a forma de instalação do Mandriva, que antes usava duas versões uma em CD (Live CD) que vinha com pacotes proprietários e uma outra em DVD, com 4.4 GB de pacotes, nessa versão é usada a opção de Live CD, porem usando um DVD para isso e com os pacotes proprietários. Nesse caso o DVD tem o tamanho de 1.7 GB, ficando para o final da instalação a colocação dos outros aplicativos que serão baixados pela Internet.

Para aqueles que precisam de instalar a versão do kernel 3.0 tem um pacote não oficial com essa versão.

acessem para mais informações www.mandriva.com.br, e selecione o download dessa nova versão, que realmente tem varias mudanças significativas das versões anteriores do Mandriva.

2 comentários:

Bizurados disse...

Obrigado!

Estava com duvidas de qual versão baixar para usar como live-cd.

Abraços!!

Bizurados.

Glauber Alexandre disse...

Obrigado pelo comentário